Categorias
Decoração

Sala de Jantar Pequena: Como Decorar?

Decorar uma casa inteira dá muito trabalho. Todos nós já temos uma ideia do quão trabalho isso deve ser. Até porque são tantos detalhes, que fica difícil imaginar como um profissional pode se atentar a tudo sem maiores problemas. Quando se fala em sala de jantar pequena, então, a situação parece se tornar ainda mais desafiadora. 

Nem adianta pensar que só por conta do tamanho limitado isso possa ser um desafio “menos pior”. Na realidade, tanto um cômodo grande quanto um pequeno tem lá os seus desafios de maneiras distintas. 

Se é mais fácil ou mais difícil, isso dependerá de uma série de fatores. Hoje o Blog Imóvel Rápido pretende desafiar você com dicas de decoração para sala de jantar pequena. 
O passo inicial é sempre pensar do mobiliário que você quer trabalhar. É importante estar sempre na sua cabeça que a sala de jantar, ao contrário de outros cômodos da casa, tem a sua importância por estar ligado à confraternização familiar. Ou seja, o conforto deve ser uma de suas principais prioridades, já que a circulação de pessoas também é grande. 

Logo, uma sala de jantar pequena, mas com um bom espaço entre a mesa e outros móveis irá ganhar muito mais destaque. 

Algumas pessoas ainda questionam sobre o fato de algumas salas de jantar mais aconchegantes ter a presença de sofás. De fato, isso é muito polêmico, pois um espaço que já é pequeno tendo a presença nada menos do que um sofá chama bastante atenção. O que você deve ter em mente é que o sofá pode estar ali como opção de conforto. Não significa, de todo modo, que irá disputar diretamente com cadeiras, já que estas estarão em menor quantidade. A mesa, nesse caso, ficará com cadeiras de um lado, enquanto de outro ficará um sofá.

A vantagem, repetindo, diz respeito ao conforto das pessoas presentes em um jantar, por exemplo. 

Outras dicas de decoração para sala de jantar pequena

Uma boa dica para quem quiser deixar a sala de jantar pequena – porém com um ar mais claro e espaçoso – é investir em transparência. Uma boa visão de uma sala de jantar pequena pode estar com o segredo nos tampos da mesa e cadeiras contendo diversos acabamentos transparentes. E por falar em mesa, invista em móveis que tenham uma forma menos comprometedoras para o espaço que você está dispondo. 

Um exemplo são as mesas ovais em salas retangulares e mesas redondas para quinas de sala. Cada centímetro para ajudar na passagem de pessoas pode fazer uma enorme diferença.

A próxima dica é talvez a mais óbvia quando se fala em dar uma sensação de amplitude no ambiente: espelhos. Sim, os espelhos são quase unanimidades na hora de falar sobre cômodos pequenos. No caso da sala de jantar, os melhores usos de espelhos podem estar na parede perto da mesa ou quem sabe até forrando completamente as paredes da sala. 

Outra obviedade talvez seja a mobília menor, só que dessa vez relacionadas às cadeiras. Trocando as cadeiras por bancos, você ajudará – e muito! – na circulação ali. 

Uma parede bem decorada também pode fazer uma grande diferença. Um estilo que ficou bastante em voga nos últimos anos e que realmente dá um bom resultado são aquelas paredes revestidas de lousa. Dependendo do que está decorando a parede, é possível encontrar algo que chame muito mais atenção do que o tamanho diminuído da sua sala de jantar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *